Edital UFJ

Testes de suficiência/proficiência em língua estrangeira

O Centro de Línguas da Universidade Federal de Jataí (CL/UFJ) informa que estão abertas as inscrições para a aplicação extraordinária dos testes de suficiência/proficiência em língua estrangeira (espanhol, francês e inglês) na seguinte data: 11 de junho de 2024 (terça-feira), das 19h às 21h (horário de Brasília).

Os testes serão compostos por 10 questões de múltipla escolha, e cada questão valerá 1,0 ponto; serão considerados aptos os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 6,0 (seis); os certificados terão validade de 2 anos; os resultados serão divulgados no prazo máximo de 3 (três) dias úteis após a realização dos testes.

Os conteúdos dos testes abrangerão as seguintes áreas de pesquisa:

a) Área 1: Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde;

b) Área 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias;

c) Área 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas;

d) Área 4: Linguística, Letras e Artes.

Independentemente da área de conteúdo escolhida pelo candidato, os testes de suficiência/proficiência do Centro de Línguas da UFJ são elaborados com base nos descritores de compreensão leitora do nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). A seguir, apresentamos os descritores do nível B1 utilizados nos nossos testes, juntamente com suas traduções:

1. Can read straightforward factual texts on subjects related to their field of interest with a satisfactory level of comprehension.

- Pode ler textos factuais simples sobre assuntos relacionados ao seu campo de interesse com um nível satisfatório de compreensão.

2. Can understand straightforward personal letters, e-mails or postings giving a relatively detailed account of events and experiences.
- Pode entender cartas pessoais simples, e-mails ou postagens que forneçam um relato relativamente detalhado de eventos e experiências.

3. Can understand standard formal correspondence and online postings in their area of professional interest
- Pode entender correspondência formal padrão e postagens online em sua área de interesse profissional.

4. Can find and understand relevant information in everyday material, such as letters, brochures and short official documents.
- Pode encontrar e entender informações relevantes em materiais do dia a dia, como cartas, folhetos e documentos oficiais curtos.

5. Can pick out important information about preparation and usage on the labels on foodstuff and medicine.
- Pode identificar informações importantes sobre preparação e uso em rótulos de alimentos e medicamentos.

6. Can assess whether an article, report or review is on the required topic.
- Pode avaliar se um artigo, relatório ou resenha está no tópico requerido.

7. Can understand the important information in simple, clearly drafted adverts in newspapers or magazines, provided there are not too many abbreviations.
- Pode entender as informações importantes em anúncios simples e claramente redigidos em jornais ou revistas, desde que não haja muitas abreviações.

8. Can recognise significant points in straightforward news articles on familiar subjects.
- Pode reconhecer pontos significativos em artigos de notícias simples sobre assuntos familiares.

9. Can understand most factual information that they are likely to come across on familiar subjects of interest, provided they have sufficient time for rereading.
- Pode entender a maioria das informações factuais que provavelmente encontrarão em assuntos familiares de interesse, desde que tenham tempo suficiente para reler.

10. Can understand the main points in descriptive notes such as those on museum exhibits and explanatory boards in exhibitions.
- Pode entender os pontos principais em notas descritivas, como aquelas em exposições de museus e painéis explicativos em exposições.

11. Can understand clearly expressed, straightforward instructions for a piece of equipment.
- Pode entender instruções claramente expressas e simples para um equipamento.

12. Can follow simple instructions given on packaging (e.g. cooking instructions).
- Pode seguir instruções simples dadas em embalagens (por exemplo, instruções de cozimento).

13. Can understand most short safety instructions, (e.g. on public transport or in manuals for the use of electrical equipment).
- Pode entender a maioria das instruções curtas de segurança (por exemplo, no transporte público ou em manuais para o uso de equipamentos elétricos).

14. Can understand a travel diary mainly describing the events of a journey and the experiences and discoveries of the writer.
- Pode entender um diário de viagem que descreve principalmente os eventos de uma jornada e as experiências e descobertas do escritor.

15. Can follow the plot of stories, simple novels and comics with a clear linear storyline and high frequency everyday language, given regular use of a dictionary.
- Pode seguir a trama de histórias, romances simples e quadrinhos com uma linha do tempo clara e linguagem cotidiana de alta frequência, desde que use um dicionário regularmente.

Confira o edital no anexo abaixo. Caso tenha alguma dúvida ou necessite de assistência, nossa equipe estará disponível para ajudar por meio do nosso e-mail: centrodelinguas@ufj.edu.br. WhatsApp: https://wa.me/message/SROAG2VRY647B1

Categorias: Notícias Noticias Editais EDITAL

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Edital de aplicação extraordinária de testes de suficiência/proficiência em língua estrangeira - 11 de julho de 2024 138 Kb 700f4fc35783105b497540854a2a4cec